Início / Blog

17 Principais Dúvidas Sobre Varizes

As varizes sempre são um assunto que desperta dúvida entre as pessoas. Por isso, selecionamos 17 dúvidas super comuns no consultório!

  1. VARIZES SÃO INOFENSIVAS?
    NÃO! Engana-se quem pensa que elas não podem causar grandes problemas à saúde. A evolução delas é a insuficiência venosa, que pode levar a alterações na pele, eczema, úlceras venosas e até trombose.
  2. COM QUEM DEVE SER FEITO O TRATAMENTO PARA VARIZES?
    O tratamento deve sempre ser feito com o cirurgião vascular, seja elas pequenas ou grandes. Somente esse profissional tem o conhecimento adequado para realizar esse procedimento e lidar com possíveis complicações. Então, cuide da sua saúde vascular: só faça esse tipo de tratamento com um especialista!
  3. EXISTE ALGUM JEITO FÁCIL OU “FÓRMULA MÁGICA” PARA CURAR VARIZES?
    NÃO! A gente vê por aí vários cremes e pomadas prometendo uma solução quase que milagrosa para curar suas varizes. NÃO CAIA NESSA! Esses produtos não são capazes de eliminar esses problemas, considerando que eles são causados por veias com alterações de calibre nas suas paredes. Além disso, a variz é uma doença venosa e deve ser trada como tal. Por isso, cirurgião vascular é o responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento desse problema, sendo o especialista no assunto. Sempre procure o tratamento adequado!
  4. A GENÉTICA PODE ME DAR MAIS PROPENSÃO A TER VARIZES?
    SIM! Quem tem histórico familiar que inclua varizes tem maior propensão a desenvolvê-las. Por isso, se você se inclui nesses casos, deve se prevenir ainda mais. Então, pratique exercícios, mantenha seu peso regular e evite ficar o dia todo na mesma posição (seja sentado, deitado ou em pé).
  5. TRATAMENTO DE VARIZES É SÓ COM CIRUGIA?
    Hoje em dia, existem diversas formas de tratamento para varizes, e a cirurgia é uma delas. A escolha do método adequado vai depender do grau de cada uma.
  6. VARIZES GROSSAS TÊM TRATAMENTO?
    SIM! Diversos tratamentos podem ser realizados nesses pacientes. A escleroterapia com espuma é um deles e pode ser associada com outros tipos de tratamento. Cada situação e cada paciente tem um tipo de tratamento específico. O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos pelo cirurgião vascular, que é o médico especialista indicado para esses casos.
  7. QUALQUER VARIZ PODE SER TRATADA COM ESCLEROTERAPIA?
    SIM! No entanto, existem vários tipos de medicações usadas na escleroterapia. Além do mais, somente esse procedimento não resolve todo o problema das varizes, às vezes. Nesses casos acaba sendo necessária a associação de técnicas e métodos para o melhor resultado. O cirurgião vascular é o especialista indicado para esse identificar o melhor tratamento.
  8. VARIZES VOLTAM?
    A resposta é sim e não! Quando são tratadas, seja por cirurgia ou por escleroterapia, não voltam. Porém, se o tratamento não for completo, tratando toda fonte do problema venoso, novas varizes podem aparecer no mesmo lugar. Além disso, quem tem propensão hereditária ou fatores de risco modificáveis (como obesidade e sedentarismo) e não fizer o tratamento clínico correto e a prevenção adequada, pode desenvolver novas varizes com o passar do tempo.
  9. EXISTEM VARIZES INTERNAS?
    SIM! Mas o termo correto não é esse. Quando falamos em varizes internas, estamos nos referindo a alterações no sistema venoso profundo. Esse sistema é responsável pela maior parte da circulação dos membros inferiores e deve estar sempre em ótimo funcionamento. Por isso, se você sofre de sintomas como dor e peso nas pernas, cansaço, cãibras, inchaço nas pernas e não tem varizes, procure atendimento.
  10. QUAL A DIFERENÇA ENTRE VARIZ E VASINHO?
    A diferença entre eles é, basicamente, seu calibre e o local onde ficam.
    Os vasinhos, também chamados de telangiectasias, são bem menores e ficam na parte mais superficial da pele.
    A variz localiza-se em camadas mais profundas da pele e ocorre em veias bem maiores (e são as que podem causar problemas mais sérios à saúde).
  11. VASINHOS PODEM VIRAR VARIZES?
    Esses vasinhos se formam por condições totalmente diferentes. Por isso, são tem como uma coisa se transformarem Eles vêm de capilares superficiais. Já as varizes, de veias. Logo, isso não é possível.
  12. POR QUE AS VARIZES SÃO MAIS COMUNS NAS PERNAS?
    Por causa da gravidade! O sangue precisa fazer um caminho contrário ao da gravidade. Então, como as veias das pernas são mais extensas e ficam na parte inferior do nosso corpo, elas sofrem mais pressão para fazer o sangue circular de volta ao coração. Por isso, temos alterações no funcionamento dessas veias, ocasionando, mais facilmente, o surgimento de varizes.
  13. POR QUE AS MULHERES TÊM MAIS VARIZES?
    É uma questão hormonal. A progesterona e outros hormônios femininos favorecem a dilatação das veias. Isso diminui a força das paredes dos vasos e dificulta o funcionamento das válvulas que levam o sangue em sentido anti gravitacional. Dessa forma, gera-se uma pressão e a variz acontece. Então, são fatores de risco o ciclo menstrual, a reposição hormonal e até a gestação.
  14. O QUE DEVO SABER SOBRE VARIZES NA GRAVIDEZ?
    Seu aparecimento é mais comum durante a gestação. Isso acontece porque, nos últimos meses de gestação, o útero comprime as veias da região do abdome, causando dilatação e inchaço. A ação hormonal desse período também é propícia para o surgimento desse tipo de problema. No entanto, se a gestante permanecer com bons cuidados, essas varizes costumam desaparecer em até 6 meses após o parto. Por isso, pratique exercícios, não fique muito tempo na mesma posição e evite ganho excessivo de peso. Além disso, siga todas as outras instruções comuns para evitar o surgimento das varizes. Se, mesmo assim, as suas não desaparecerem após esse período, procure um cirurgião vascular.
  15. USAR SALTO ALTO PODE CAUSAR VARIZES?
    Não há estudos científicos que comprovem o salto alto como causador de varizes. No entanto, o uso diário de salto alto por um tempo prolongado pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o surgimento de sintomas como dor e queimação nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto e variar com outros mais baixos durante a semana.
  16. DEPILAÇÃO CAUSA VARIZES?
    Elas são complicações internas. Então, uma ação externa, como realizar uma depilação, não implica em problemas na circulação dos vasos.
  17. PRATICAR MUSCULAÇÃO PODE CAUSAR VARIZES?
    Esse tipo de exercício pode prejudicar joelhos, quadril e articulações, se não orientado por profissional capacitado. No entanto, não tem nenhuma relação com a formação de varizes. Além disso, a atividade física é, inclusive, um fator de prevenção contra esse problema.

Se você tiver alguma outra dúvida ou precisar de tratamento, entre em contato com um especialista.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp