Início / Blog

Inverno e Doenças Vasculares

No inverno, a atenção à saúde deve ser redobrada, pois as baixas temperaturas influenciam diretamente no sistema vascular das pessoas, uma vez que, na tentativa de manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos se contraem em um mecanismo chamado vasoconstrição.

Consequentemente, o sangue tem mais dificuldade de circular e chegar às partes extremas do corpo, como pernas e pés. A má circulação do sangue pode causar desde câimbras e varizes a infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

As probabilidades no inverno aumentam em mulheres jovens e pessoas que sofrem com estresse emocional e ansiedade. Outros problemas vasculares, como a doença arterial, a isquemia cardíaca e a hipertensão podem se agravar nos períodos de frio intenso. Fatores como a obesidade, colesterol alto, diabetes, e tabagismo também contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Sintomas

Alguns sinais podem ajudar a prevenir o problema no inverno, pois quando a circulação não anda bem, é comum sentir dormência ou inchaço nos membros e formigamento nas mãos e nos pés, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga muscular.

Ao sentir esses sintomas, é importante que a pessoa busque ajuda médica, já que o tratamento para doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos e cirurgia quando for necessário.

A prevenção é o melhor caminho, principalmente para pacientes que já possuem alguma doença que contribui para a obstrução das artérias.

Essa são algumas dicas de prevenção que você pode seguir no inverno:

  • Usar roupas confortáveis e quentes, que não deixe o corpo exposto ao frio. Pode-se usar meias também para aquecer as extremidades;
  • Evitar peças de roupas apertadas, que dificultam a circulação do sangue;
  • Fazer exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, mesmo que seja dentro de casa;
  • Manter o controle adequado do colesterol e da diabetes;
  • Não fumar e evitar bebidas alcoólicas;
  • Levantar um pouco as pernas durante o dia;
  • Fazer massagem nas pernas e extremidade.

Manter suas consultas com um médico especialista em dia é uma ótima dica para este inverno também!

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp