Início / Blog

O que faz um cirurgião vascular?

A cirurgia moderna atingiu tal ponto de refinamento e precisão que especialidades e especialistas surgem para atender bem os procedimentos desenvolvidos, especialmente para uma determinada área, geralmente delimitada por um viés anatômico.

A cirurgia vascular nasce para atender a complexidade exigida por procedimentos realizados nos vasos sanguíneos e em operações em que se precisa manter um aporte vascular adequado, como após uma amputação, por exemplo. Aqui iremos falar a respeito das designações desta especialidade, e principalmente sobre o cirurgião vascular. Acompanhe.

O que o Cirurgião Vascular faz?

Cirurgiões vasculares são especialistas altamente treinados para tratar doenças do sistema vascular. Seus vasos sanguíneos – artérias que transportam sangue rico em oxigênio e veias que levam sangue de volta ao coração – são as “ruas e avenidas” do sistema circulatório. Sem o contínuo fluxo de sangue, seu corpo não pode funcionar. Condições como o endurecimento das artérias podem criar “engarrafamentos” em seu sistema circulatório, obstruindo o fluxo de sangue para qualquer parte do corpo.

Porém, o cirurgião vascular atua muito além da cirurgia, tendo como sua responsabilidade orientar o estilo de vida de seus pacientes. Um cirurgião vascular também garante que os pacientes com problemas de saúde vascular conheçam e compreendam todas as suas opções de tratamento. Em resumo, os cirurgiões vasculares podem fazer cirurgias, mas eles atendem e tratam muitos pacientes que não necessitam de cirurgia. Muitos problemas vasculares podem ser tratados com medicação ou exercício.

O que o cirurgião vascular ajuda a prevenir?

  • Prevenção de aneurisma da aorta abdominal;
  • Prevenção de acidente vascular cerebral(AVC) devido à doença carotídea;
  • Prevenção de amputação das pernas devido à doença arterial periférica;
  • Alívio dos sintomas da doença arterial e venosa periférica;
  • Promoção da saúde cardiovascular;
  • Ajudar na melhoria da qualidade de vida em pacientes com doença vascular.

Como eu sei que preciso de um cirurgião vascular?

Muitas vezes, os pacientes são encaminhados para um cirurgião vascular pelo seu médico de cuidados primários. A principal causa de doenças arteriais periféricas é a aterosclerose, que também provoca problemas coronarianos e AVC – acidente vascular cerebral (“derrame”).

Assim, o cardiologista que acompanha um paciente com doença nas coronárias pode identificar ou suspeitar de um problema arterial em outra localização e encaminhá-lo a um cirurgião vascular. A mesma situação pode acontecer com o neurologista que trata de um paciente com AVC, que tem entre as principais causas uma obstrução da artéria carótida.

Portanto, um cirurgião vascular tem um papel muito mais amplo do que ato cirúrgico em si. Ele ajuda a prevenir complicações decorrentes da qualidade de vida do paciente e trata-las.

Gostaram das informações? Para saber mais, entre em contato com a equipe do Doutor Eduardo Tigre através dos números 54 3045-5119 ou whatsapp e agende uma consulta.

Tenha acesso a mais dicas de prevenção e cuidados com a saúde. Nos siga também pelo Instagram e Facebook.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp