Início / Blog

Terceira idade e doenças vasculares

O envelhecimento é uma condição natural dos seres humanos. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060, aproximadamente um terço da população brasileira será composta por pessoas com mais de 60 anos. O investimento na pirâmide etária nacional requer cuidados especiais com o futuro: a saúde dos idosos.

Como todos sabemos, na terceira idade o sistema cardiovascular passa por um processo de transformação, quando a válvula perde a elasticidade, pode aumentar as chances de problemas cardíacos.

Então quais são as particularidades na prevenção de doenças do coração na terceira idade? Quais doenças cardíacas podem acometer a população da terceira idade? Confira neste post blog de hoje do Dr. Eduardo Tigre.

Doenças vasculares que acometem idosos:

À medida que envelhecemos, é mais provável desenvolver doenças cardiovasculares (aneurisma de aorta, doenças da carótida, aterosclerose , complicações circulatórias do diabetes), e são mais comuns após os 60 anos de idade. Isso não se deve apenas ao envelhecimento natural do corpo, que leva à diminuição da força do miocárdio e ao aumento da resistência vascular, mas também a outros problemas como diabetes ou colesterol alto.

  • Aneurisma de aorta

O aneurisma de aorta consiste na dilatação das paredes da aorta, que é a maior artéria do corpo humano e que leva o sangue arterial do coração para todas as outras partes. Dependendo do local da aorta que é afetado, a aneurisma de aorta pode ser dividido em dois tipos: aneurisma de aorta torácica e aneurisma de aorta abdominal.

  • Doenças da carótida

A doença carotídea, conhecida também como “aterosclerose das artérias carótidas” ocorre quando placas de gordura se formam dentro das artérias carótidas, causando o seu estreitamento. A doença carotídea geralmente não causa sintomas. Pessoas com doença carotídea têm risco maior de ter um derrame.

  • Aterosclerose

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte.

  • Complicações circulatórias do diabetes

Grande parte das complicações clínicas do diabetes está relacionada ao sistema circulatório. Dois tipos de doenças vasculares são mais comuns em pacientes diabéticos: a microangiopatia — doença da microcirculação (capilares), responsável pelas alterações na retina e em nervos periféricos — e a macroangiopatia (aterosclerose) — doença da grande circulação, que acomete artérias do coração e as periféricas (pernas, braços), como já citado anteriormente.

Tratamento

Apenas um médico especialista pode indicar o tratamento mais adequado. Entre em contato com a equipe do Doutor Eduardo Tigre através dos números 54 3045-5119 ou whatsapp e agende uma consulta.

Tenha acesso a mais dicas de prevenção e cuidados com a saúde. Nos siga também pelo Instagram e Facebook.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp