Início / Tratamentos

ANEURISMA VISCERAL

Quando um segmento da artéria aumenta seu diâmetro permanentemente, mais de 50% do seu diâmetro normal, define-se essa dilatação de aneurisma. Ele pode se apresentar como uma dilatação uniforme (Fusiforme) ou ser assimétrico, em forma de bolsa (Sacular).

O aneurisma visceral é quando essa dilatação ocorre nas artérias que irrigam os órgãos abdominais, como baço, rim, fígado e intestino. Na maioria dos casos o paciente não tem sintomas e eles são encontrados incidentalmente em algum exame de imagem de rotina ou na investigação de outra queixa.

Após o diagnóstico do aneurisma visceral, o paciente deve fazer o acompanhamento médico regular para avaliar seu crescimento ou mudança no padrão da forma. Dilatações maiores que 2 cm, crescimento rápido do diâmetro, aspecto sacular ou durante a gestação são situações em que o risco de ruptura é alto, com 80% de risco de morte. Nesses casos há indicação de tratamento definitivo da doença.

No tratamento endovascular é realizado o acesso pela virilha para a introdução de molas ou prótese (stent revestido) no interior do aneurisma, com a intenção de excluí-lo da circulação. A intervenção é realizada com o auxílio de equipamento de radioscopia digital. Desta forma, o procedimento torna-se menos agressivo, possibilitando uma recuperação mais rápida e um tempo de internação menor.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp