Início / Tratamentos

OCLUSÃO ARTERIAL

As artérias são os vasos sanguíneos que saem do coração e levam o sangue para todo o corpo. A oclusão arterial aguda ocorre quando há uma interrupção súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria.

O tratamento da oclusão arterial aguda deve ser feito em caráter emergencial, para evitar a progressão do quadro e perda do membro. Apesar de os sintomas serem semelhantes tanto nos casos de etiologia embólica como trombótica, o tratamento das duas condições é bastante diferente.

– OAA por embolia: o tratamento é cirúrgico. É realizada uma embolectomia, cirurgia em que se acessa a artéria do membro acometido e retira-se o êmbolo e trombos secundários da artéria com um cateter chamado cateter de Fogarty.

– OAA por trombose: pode variar desde tratamento apenas clínico com anticoagulação e aquecimento passivo do membro (para aqueles pacientes com quadros leves) até cirurgias mais complexas, que podem ser feitas por via endovascular (angioplastia com balões e, se necessário, colocação de stents) ou por via aberta, que são as pontes de safena ou pontes com uso de próteses sintéticas.

Quando o membro apresenta sinais de isquemia irreversível, independente da causa da oclusão arterial aguda, é necessária a realização da amputação.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp