Início / Tratamentos

VARIZES

Varizes são veias dilatadas e, às vezes, deformadas. Elas ganham uma
coloração diferente e surgem ao longo das pernas. Podem causar dor e
inchaço.

As varizes mais grossas são tratadas através de uma cirurgia chamada de
flebectomia, que consiste na retirada cirúrgica das varizes, através de micro incisões na pele.

As veias safenas, quando doentes, são tratadas por radiofrequência, técnica que consiste na ablação térmica da veia através de um cateter inserido na veia safena na região do joelho.

Todas essas técnicas não exigem repouso e a recuperação e muito rápida.

 

Veja abaixo alguns mitos muito comuns sobre as varizes:

1. Salto alto causa varizes. – Não há estudos científicos que comprovem o salto alto como causador de varizes. Porém, o uso diário de salto alto por um tempo prolongado pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o surgimento de sintomas como dor e queimação nas pernas. Por essa razão, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto e variar com outros mais baixos durante a semana.

2. Depilação causa varizes. – As varizes são complicações internas. Ou seja, uma ação externa, como realizar uma depilação, não implica em problemas na circulação dos vasos.

3. Só mulheres têm varizes. – Embora as mulheres tenham mais chance de terem varizes, elas também ocorrem no sexo masculino.

4. Musculação pode causar varizes. – Esse tipo de exercício pode prejudicar joelhos, quadril e articulações, se não orientado por profissional capacitado, mas não têm nenhuma relação com a formação de varizes. Atividade física é, inclusive, um fator de prevenção contra esse problema.

5. Tratamento de varizes é só com cirurgia. – Hoje em dia, existem diversas formas de tratamento para varizes, e a cirurgia é uma delas. A escolha do método adequado vai depender do grau de cada uma.

6. Vasinhos podem virar varizes. – Esses vasinhos se formam por condições totalmente diferentes. Eles vêm de capilares superficiais. Já as varizes, de veias. Logo, isso não é possível.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp