Início / Blog

Varizes na Gravidez

Varizes, inchaço e vasinhos nas pernas são queixas comuns entre as grávidas. Além do incômodo que causam, seu aspecto estético geralmente deixa as futuras mamães bem preocupadas durante a gravidez.

Na gravidez, a principal causa das varizes, do inchaço e dos vasinhos é a presença dos hormônios femininos, que estão em níveis elevados. Eles atuam sobre as veias, causando dilatação e retenção de líquido. Geralmente, no final da gravidez, que é quando a barriga está maior, o útero comprime as veias da região do abdômen, causando dilatação e inchaço. Tanto esses hormônios, quanto o útero crescido podem causar o aparecimento de novas varizes e o aumento das que já existiam anteriormente. O lugar mais comum de vê-las são nas pernas.

Prevenção:

Para evitar a aparição das varizes durante a gravidez, leve em conta as seguintes recomendações:

  • Usar meias de compressão;
  • Fazer algum tipo de atividade física;
  • Elevar as pernas em seu momento de descanso;
  • Evitar ficar de pé por muito tempo ou até mesmo sentada;
  • Usar sapatos confortáveis;
  • Evite o ganho de peso excessivo;
  • Deite-se do lado esquerdo quando a barriga ficar maior.

Em caso da aparição de vasinhos, a melhor opção é uma consulta com um especialista, já que durante a gravidez não é aconselhável começar um tratamento sem uma indicação. Apesar disso, uma solução para as grávidas desde o início de sua gestação são as meias-calças de compressão. O uso desta diminuirá as chances de que as veias ficam dilatadas após a gravidez. Elas também apresentam a redução de estrias, já que sustentam a barriga com firmeza e não tem perigo de machucar a mulher ou o bebê.

Converse com um médico especialista para descobrir o melhor tratamento para você!

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp