Início / Blog

Varizes e a exposição ao sol

Diferentemente do inverno, as temperaturas mais elevadas e a exagerada exposição ao sol às vezes fazem com que nosso corpo apresente sintomas que podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida em geral. É comum que pacientes relatem dores e incômodos, como pernas inchadas, ardências e câimbras.

As varizes também ganham destaque neste período, tendo em vista que o verão estimula a utilização de roupas mais abertas e atividades ao ar livre. Contudo, a questão não é somente sobre a mera aparência física, mas envolve muitos outros aspectos que podem influenciar na rotina de cada pessoa.

O sol em contato direto com a pele, principalmente em horários de maior incidência, faz com que as veias fiquem dilatadas de maneira a bloquear a passagem completa do sangue por todos os membros do corpo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), no verão, há um aumento de 20% a 30% no índice de procuras por tratamentos e queixas de sintomas de insuficiência venosa.

O que fazer?

Se o problema não for diagnosticado e tratado da maneira correta por profissionais capacitados, o quadro pode se agravar. As recomendações visam reduzir os potenciais prejuízos à saúde, então é muito importante:

  • se manter hidratado;
  • fazer atividades físicas moderadas;
  • boa alimentação;
  • evitar passar muito tempo em pé;
  • se proteger do sol.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp